quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mapa conceitual das nossas certezas


Nossas dúvida temporárias



     A partir da seguinte pergunta: Por que os peixes engolem tanta água e não explodem? Optamos por aprofundar nossos conhecimentos sobre o fantástico mundo dos peixes. A seguir elencamos algumas certezas que possuímos sobre o tema e as dúvidas que surgiram na abordagem do assunto.
 
    Acreditamos que, os peixes não explodem porque eliminam o excesso de água por algum lugar. Essa água, sabemos que é fonte de oxigênio, o qual permite a respiração dos peixes. Devido a esse fator, é que eles, necessitam estar nesse constante processo de ingerir água. Com essa constatação, chegamos a outros questionamentos, tais como:
# Se ingerem tanta água, eles fazem xixi?
# Se vivem na água, por que tem aquele cheiro forte?
# Como ocorre o processo de respiração dos peixes?
       Percebemos que a nossa resposta, está pautada num pensamento muito do senso comum, mas ficamos felizes em despertar dentro de nós o gosto pela pesquisa, com a qual obteremos as respostas ou chegaremos "perto delas", com a ajuda da ciência. Assim construirermos as nossas redes de conhecimentos e interligaremos com os nossos afazeres pedagógicos.
 
 
 
 
 

Quem somos nós!!!

Olá! Gostaríamos de fazer uma breve apresentação das mentoras deste Blog

      Primeiramente somos acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Inicamos a apresentação individual de cada uma.

       Eu sou a Catarina Dominico Mendes, tenho 32 anos, solteira,  resido em Bento Gonçalves/RS. Trabalho no Colégio Sagrado Coração de Jesus, no qual sou coordenadora da Pastoral Escolar e do Ensino Religioso e sou professora de E.R. do 6º ano ao 9º ano.  Sou formanda do Curso de Pedagogia, e esta é uma das minhas grandes alegrias e conquistas.
 
Eu sou a Juliana Castro Cadini, tenho 24 anos, casada, resido em Caxias do Sul/RS. Trabalho na Escola Clubinho da Disney, sou professora do Berçário I, e amo a minha profissão. Estou no 6º semestre do Curso de Pedagogia.