Nós iniciamos a nossa jornada em busca de desvendar a indagação que nos motivou a criar este blog. A pergunta central era: por que os peixes engolem tanta água e não explodem?
Na tentativa de achar respostas plausíveis para esse questionamento, fizemos várias pesquisas e observações de aquários, afim de verificar a relevância e fundamentação da mesma. Porém nos deparamos com inúmeras outras perguntas. Devido a nossa aguçada curiosidade, fomos em busca de respostas para tais perguntas e fizemos grandes descobertas e aprendizagens significativas.
Descobrimos que os peixes não explodem, pois eliminam a água por orifícios chamados brânquias e também por meio do xixi e das fezes. A água que é ingerida, é fonte de oxigênio para os peixes. Na respiração os peixes absorvem o oxigênio e eliminam o gás carbônico. No eliminar a água por meio do xixi e das fezes, acaba eliminando a ureia e os sais minerais, o que provoca o mal cheiro nos peixes.
Esse tema é viável para ser elaborado um projeto pedagógico interdisciplinar, em todos os níveis educacionais, uma vez que o tema é agradável a todos os públicos. Sendo assim, cabe ao educador articular e promover aprendizagens significativas utilizando deste recurso fantástico que o mundo dos peixes.
Cada área de conhecimento pode e deve ser contemplada, pois a matemática eles podem fazer medições, contar quantos peixes pode colocar no aquário, quanto custa cada peixe, gráficos, estatísticas, etc. Em língua portuguesa, pode trabalhar a literatura envolvendo os diferentes gêneros textuais, a linguagem oral etc. Em geografia, pode aprender a origem de cada peixe, se é de água doce ou salgada, etc. Em história, pode trabalhar sobre quais povos viviam e vivem da pesca, como que surgiu essa comunidades. Nas línguas estrangeiras como se pronuncia os nomes dos peixes, utensílios que engloba o mundo dos peixes, em artes fazer releituras de obras de arte, desenhos. Em biologia, como é a anatomia de um peixe e suas características. Com a interdisciplinariedade com certeza os conteúdos ganham mais "vida", "cor" e 'sentido". Acreditamos que propondo esse projeto o professor poderá ampliar a gama de conhecimentos de seus alunos. Por isso defendemos essa ideia de além de usar o projeto como objeto para despertar a curiosidade, ele pode se utilizar de outras ferramentas que lhe auxiliarão tais como: blog, histórias em quadrinhos, mapas conceituais e vídeos, dentre outras ferramentas das TICs.
Podemos afirmar que para nós que foi de grande valia, ter construído este blog e ter realizado várias descobertas nesta disciplina de Informática na educação.
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